NOTA OFICIAL – Falta de energia em Iranduba e Manacapuru
19 de fevereiro de 2019 Destaques,Notícias Daniel Castro

A Eletrobras Distribuição Amazonas informa que, na noite desta segunda-feira (18), ocorreu um curto-circuito no cabo subaquático de 69 kV que levam energia à Iranduba e Manacapuru, provocando interrupção de energia nas localidades citadas. Na última quinta-feira (14), vândalos tentaram furtar o referido cabo, no qual passou por manutenção e foi recuperado de forma provisória, já que os danos provocado pela tentativa de roubo do mesmo, trouxeram problemas não solucionáveis no curto prazo de tempo, devido à complexidade e a tecnologia embarcada nestes cabos que são fabricados e encomendados de fora do país.

Após o ocorrido, equipes foram imediatamente a subestação Iranduba, na tentativa de solucionar a interrupção de energia no tempo breve possível. A solução emergencial foi colocar em funcionamento em ilha a usina termelétrica de Iranduba, a qual está fornecendo energia prioritariamente a órgãos que prestam serviços essenciais a população, como hospitais, delegacias e escolas. Algumas localidades de Iranduba e Manacapuru ainda se encontram com interrupção de energia, com previsão para normalizar gradativamente até a próxima quarta-feira (20).

A solução que trará confiabilidade no sistema levará em torno de 25 dias para ser finalizada. A Eletrobras Distribuição Amazonas conta com a compreensão de todos os nossos clientes e informamos que estamos trabalhando para a solução definitiva dos problemas causados por esta ação inescrupulosa de vândalos na nossa rede que atende estes municípios.

A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região.

Amazonas Energia S/A