Energia solar no Amazonas, uma fonte limpa e sustentável por meio de painéis fotovoltaicos é a solução para o futuro que já chegou com o “Bônus AME Solar” na fesPIM 2019
27 de novembro de 2019 Destaques,Notícias rodrigo.felix

A Amazonas Energia tem investido no setor de energia renovável e eficiência energética, tendo em vista o potencial da região para esse segmento, com tecnologias na matriz elétrica local. A Amazonas energia está em fase final do Projeto de Eficiência Energética “Bônus AME Solar”, que consiste na instalação de um Sistema Fotovoltaico OnGrid, em unidades consumidoras, na classe residencial, na região metropolitana de Manaus, com previsão para iniciar em 2020. O projeto consiste na instalação de um sistema fotovoltaico, composto de placas solares, inversores e substituição do medidor eletrônico por um medidor bidirecional. Além disso, o projeto conta com o incentivo de 50% no valor da aquisição das placas de energia fotovoltaicas, assim como a substituição de lâmpadas de alto consumo de energia elétrica. As condições e premissas para participação do projeto estão sendo avaliadas e serão divulgadas pela empresa em momento oportuno sobre lançamento do projeto.

 

A Distribuidora apresenta fontes renováveis de energia elétrica, como por exemplo, a geração de energia por meio de painéis fotovoltaicos. A participação da Distribuidora na fesPIM 2019 nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2019, no Studio 5, localizado na Av. Rodrigo Otávio, 3555, Distrito Industrial I, visa demonstrar a cadeia produtiva de energias renováveis no Amazonas, desenvolvendo o mercado de equipamentos e serviços, incluindo a atração de investidores deste insumo natural. O sol é uma fonte de energia limpa e renovável, ou seja, a geração de energia solar não está associada à emissão de poluentes.

 

A participação da Amazonas Energia na fesPIM 2019, é uma excelente oportunidade de discutir com as grandes empresas do Polo Industrial de Manaus, a expansão da geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial energia solar, assim como o desenvolvimento de uma economia em escala para a energia solar fotovoltaica e a gás Natural.

 

O Bônus AME Solar é uma ação do Programa de Eficiência Energética da Amazonas Energia, e o projeto visa subsidiar 50% do custo de 1.000 geradores fotovoltaicos para clientes residenciais, que assim irão gerar sua própria energia. Entre os requisitos para inscrição e participação no projeto estão: ser uma pessoa física e titular da unidade consumidora, no município de Manaus; estar adimplente com a Amazonas Energia; ter consumo médio mensal de 350 kWh nos últimos 12 meses e ser cliente residencial com medidor de energia externo e com fácil acesso.

 

Para receber a estrutura necessária, o cliente deve ter um telhado com boas condições estruturais e área mínima de 20 metros quadrados contínuos; no local de instalação das placas não pode haver sombreamento (caixa d´água, árvores ou prédios vizinhos); o telhado precisa ter inclinação entre 8° e 25° em relação ao plano horizontal e ser voltado ao Norte com desvio de no máximo 90° a Leste ou Oeste; ter disponibilidade de internet Wi-Fi por no mínimo 18 meses após a instalação e a residência deve ter 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescente compactas para substituição.

 

O sistema fotovoltaico é OnGrid, ou seja, conectado à rede elétrica de distribuição, com sistema solar fornecido de 3,3 kWp (quilowatt-pico). Isso possibilitará as seguintes vantagens: sempre que a energia solar produzida pela residência for superior ao seu consumo, o excedente é automaticamente transferido para a rede de distribuição e esse excedente é convertido em crédito de energia para o cliente. Quando a produção de energia solar na residência for inferior ao seu consumo, a diferença necessária é automaticamente complementada pela rede de distribuição de energia. Os créditos gerados são compensados diretamente na fatura da conta de energia.

 

É preciso ficar atento, em breve a Amazonas Energia divulgará no site www.amazonasenergia.com e nas redes sociais @amazonas.energia, o período de cadastro e inscrição para os interessados na aquisição de um dos 1.000 kits fotovoltaicos. Um projeto especial que gera economia de energia e a preservação do meio ambiente e que em breve estará à disposição de nossos clientes.

 

O Diretor-Presidente da Amazonas Energia Tarcísio Rosa explica que, a fesPIM coincide com os principais objetivos da Distribuidora, que é a promoção da mudança na matriz energética e a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de usinas a gás e agora, com a grande possibilidade de investimentos no aproveitamento da energia solar. “No caso da geração de energia fotovoltaica incluem processos como a execução de obras civis, instalação de baterias, equipamentos elétricos, limpeza e instalação de placas solares, teste e funcionamento com carga”, mencionou

 

“A geração de energia por meio de painéis fotovoltaicos produz uma energia limpa, abundante, sem ruído, não poluente, contribui para redução do efeito estufa, e aumenta a oferta de energias sustentáveis nas matrizes energéticas”, completou Tarcísio.

Tags
Amazonas Energia S/A