Em Coari residência de luxo é identificada com desvio de energia
31 de janeiro de 2020 Destaques,Notícias rodrigo.felix

A Amazonas Energia faz também um alerta sobre a intervenção de terceiros na rede de distribuição da Zona Rural de Coari

A Amazonas Energia realizou, na última quinta-feira (30), inspeção visando combater e coibir a prática de furto de energia elétrica no município de Coari. Uma residência localizada na rua Gonçalves Ledo, Centro, foi identificada com desvio de energia.

A unidade consumidora foi identificada com ligação trifásica, apresentando duas fases desviadas, registrando apenas o consumo mínimo, a mesma é reincidente. Foram realizados os procedimentos e o sistema de medição foi regularizado. O prejuízo causado a Empresa e a sociedade foi de cerca de R$ 2.153,41.

 

Outra situação que está comprometendo a qualidade no fornecimento de energia em Coari, são intervenções de terceiros na rede de distribuição da Zona Rural do município, trocando os elos fusíveis por cabo de 2,5 mm2, assim como mudando sua ligação de uma fase para outra sem o conhecimento da concessionária. As lideranças comunitárias foram acionadas para uma reunião de esclarecimentos sobre os riscos no contato com a rede elétrica, e o líder local de Coari registrou um boletim de ocorrência na tentativa de responsabilizar criminalmente os responsáveis.

 

Orientamos que as denúncias de furto de energia podem ser realizadas por meio das centrais de atendimento da Empresa, pelo telefone 0800 701 3001, pelo aplicativo de celular “Amazonas Energia” disponível no Google Play e App Store, pelo canal de denúncias do site ou pelos telefones da DECFS 3622-7837 / 3622-7303.

 

Destacamos que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171. Todos pagam a conta do furto de energia praticado em residências, comércios e indústria. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades. Os efeitos das ligações clandestinas são danosos para todos os consumidores, provocando diversas ocorrências de interrupção de energia devido a esta prática ilegal.

Tags
Amazonas Energia S/A