Amazonas Energia apresenta o projeto de reestruturação da Empresa e investimentos futuros em Tribuna Popular na Câmara Municipal de Manaus
5 de junho de 2019 Destaques,Notícias rodrigo.felix

Nesta quarta-feira (05), o Diretor-Presidente da Amazonas Energia Tarcísio Rosa, e toda Diretoria Executiva da Distribuidora de Energia, estiveram na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para participar de uma Tribuna Popular, formalizada pelo Secretário Geral da CMM, o Vereador Wallace Oliveira, com objetivo de apresentar o projeto de reestruturação e investimentos da Amazonas Energia e futuros desafios para melhorar a qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica no Estado.

Na ocasião, o Diretor-Presidente Tarcísio Rosa falou sobre o novo controle acionário, melhorias de atendimento, inteligência no combate às perdas de energia, plano de obras, municípios interligados ao SIN, Produtores Independentes de Energia (PIES), Luz Para Todos, ICMS, entre outros assuntos.

Diretor-Presidente Tarcísio Rosa respondendo os questionamentos dos Vereadores

De acordo com o Diretor-Presidente Tarcísio Rosa, a participação da empresa nesta Tribuna foi uma grande oportunidade de esclarecer aos Vereadores e autoridades presentes no evento, sobre as novas estratégias para melhorar o fornecimento de energia no Amazonas. “Em breve entregaremos uma nova loja de atendimento com um espaço moderno na rua Major Gabriel, com 110 vagas de estacionamento, onde poderemos atender um número maior de clientes, para facilitar e trazer mais comodidade e desburocratizar o atendimento”, afirmou.

“Temos um grande desafio, no qual precisamos do apoio dos Vereadores e Prefeitura de Manaus,  que são as invasões da cidade, que chegam a 60 no município. Nós não podemos regularizar o fornecimento de energia em áreas de litígio, onde o morador da invasão não apresenta documento de posse, ou condições seguras de pavimentação para instalação de postes e de toda rede elétrica. Unidades consumidoras próximas a essas áreas apresentam interrupções e oscilações de energia. Para atendermos determinada região, é realizado todo um estudo, estamos estudando juridicamente alguma forma de resolver essa situação, que só será possível com o trabalho em conjunto com os órgãos públicos”, explicou Tarcísio.

Diretoria Executiva da Amazonas Energia

O Residencial Orquídeas, localizado na Avenida das Flores, bairro Lago Azul, Zona Norte de Manaus, foi totalmente regularizado, o local tem cerca de 600 famílias que até então, se encontravam com ligações irregulares de energia. A Distribuidora executou no período de 06 a 10 de maio de 2019 a ampliação da rede de distribuição de energia elétrica na localidade, regularizando o fornecimento de energia no residencial. No complexo habitacional foram instalados 103 postes de concreto, 3.345 metros de rede para baixa tensão (220/127V) e 1.854 metros de média tensão (13.800V) e 17 transformadores de distribuição, com investimento total de R$ 811.705,74.

Foi apresentando o firmamento do convênio de cooperação técnica e cientifica com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (IPEM-AM), para realização de avaliação técnica em medidores de energia elétrica, com emissão de laudos e relatórios técnicos, possibilitando de forma mais eficaz, o processo de inspeções no combate a fraude em equipamentos de medição.

Foram apresentadas as obras em 2019 e futuras

A Distribuidora continua realizando obras em 2019, como a ampliação da Subestação Santa Etelvina, com objetivo de melhorar o atendimento em quantidade de energia, nas Adjacências da Avenida Torquato Tapajós. A Amazonas Energia vai entregar à população ainda em este ano, uma das mais modernas subestações blindadas do país, com investimentos de 85 milhões. A Subestação Centro irá melhorar o atendimento nas Avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, além dos bairros de Flores, Parque 10, Bairro da Paz, Alvorada, Redenção, Dom Pedro, Conjunto Kíssia, Adrianópolis, Nossa. Sra. Das Graças, São Geraldo, Aleixo, Aparecida e Centro. Serão construídas novas subestações em bairros como João Paulo, Distrito Industrial, Parque Dez e Tarumã, e também nas localidades de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, assim como a interligação de municípios como Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Humaitá e Parintins ao Sistema Interligado Nacional (SIN), com investimentos previstos para os próximos cinco anos, de R$ 2,7 bilhões, beneficiando mais de 320 mil pessoas, trazendo desenvolvimento para a região.

“Para o interior, em 2010 iniciamos o processo dos Produtores Independentes de Energia (PIES), em cada localidade onde a Amazonas Energia atua, hoje em 96 localidades. Estão em construção 87 usinas termelétricas dos PIES, e cerca de 60 estarão prontas no mês de julho, e as outras até o final do ano. Essas usinas estão sendo construídas pelos produtores independentes. A Distribuidora receberá a energia e fará o seu papel de distribuição de energia, a geração ficará com os PIES. Estamos reiniciando o Programa Luz Para Todos, no qual é um projeto do governo Federal, de forma ostensiva, com os recursos necessários para levar energia a novas localidades, assim como realizar a manutenção”, relatou Tarcísio.

Em relação a tarifa de energia, o Diretor-Presidente destacou que a Distribuidora opera um serviço público regulado, onde a tarifa é homologada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e que não houve nenhum tipo de reajuste até o momento este ano.

Estiveram presentes no evento além dos Vereadores, o Diretor Financeiro Celso Sant’Anna, o Diretor Técnico e de Operação da Capital Eduardo de Xerez, o Diretor de Distribuição do Interior Radyr Oliveira, o Diretor de Clientes Márcio Paixão, a Diretora Regulatória e Jurídica Luciana Rodrigues e o Diretor de Administração Fábio Fick.

Tags
Amazonas Energia S/A